quinta-feira, 26 de abril de 2012


DO CÉU AO INFERNO



                Causa-nos perplexidade, repugnância e indignação assistirmos passivamente aos atos criminosos praticados por torcedores – “ gangs” do Corinthians e do Palmeira, que deixaram um saldo de vários feridos e dois mortos, por golpes de pau, ferro e também disparos de arma de fogo. É inaceitável como esses “bandidos” travestidos de torcedores agem, deixando um rastro de dor e sangue, causando pânico nas pessoas, além de levar insegurança nos estádios e adjacências.
                O ser humano é a criação mais extraordinária que DEUS colocou sobre a face da terra. Nem a beleza do mar, da natureza, dos animais irracionais, das estrelas, nada, nada é comparável à grandeza do ser humano. Grandeza que é medida não pelo que ele tem, mas pelo que ele é e é capaz de fazer grandiosamente. Nada me encanta mais no ser humano do que os seus valores éticos, a sua inteligência, a sua sensibilidade, e sobretudo, a sua sede desmedida pela busca do conhecimento, bem como a sua conduta social e profissional coerente com os valores éticos que carrega consigo.
O homem, com sua inteligência, dominou quase por completo o planeta, encurtou as distâncias entre os continentes através do avião, televisão e internet, e agora, na sua busca insaciável pelo conhecimento, já explora o espaço sideral para conhecer outros planetas e a cada dia nos surpreende com inventos maravilhosos. Como é maravilhoso conhecer a biografia de pessoas como Albert Einstein, Santos Dumont, Steve Jobs e tantos outros, que nos encantam com sua inteligência. Nas artes e nas ciências em geral o progresso nos surpreende a cada dia. Como é maravilhoso conhecer a melodia de Bethover, a poesia de Carlos Drumond de Andrade e de Vinícius de Morais,  o humor de Ariano Suasuna e Chico Anysio, o talento de Machado de Assis, o tirocínio jurídico de Ruy Barbosa, a liderança e a elegância de Nelson Mandela. E assim, não pararíamos de citar nomes e os prodígios realizados pelo ser humano.
Por outro lado, do céu ao inferno, o homem quando degenera e avilta o seu caráter desce às profundezas dos umbrais, muito abaixo da posição dos animais irracionais, pois se acomodam nos pântanos podres e fétidos, onde vicejam os vibriões. Quando nos deparamos com a cena de um leão correndo e alcançando a sua presa, para depois matá-la e compartilhar a caça  com o seu consorte e filhotes, é a lei natural da sobrevivência – mata-se para não morrer de fome -, todavia, quando assistimos perplexos indivíduos ou grupos Neonazistas perseguindo e matando seres humanos, pelo fato de serem nordestinos, judeus, homossexuais e torcedores de equipe rivais, nos deparamos com o lado mais podre e repugnante do ser humano. Elimina-se uma vida humana por motivos banais, fúteis. Na vida desses energúmenos só existe ira, inveja, ambição desmedida, arrogância, falta de misericórdia, ódio e indiferença. Essas são as ferramentas que alimentam a sua bestialidade e agressividade .Esses indivíduos, além de agressivos, são covardes pois só atacam em grupos e se esconde no anonimato da multidão. O que leva um indivíduo a agir desta forma tão cruel e covarde? Trata-se de um cabeça vazia e desprovida de qualquer valor ético que o distingue como ser humano. É uma besta feroz e cega que ataca suas vítimas movida pela ira tresloucada e irracional temperada com a seiva do preconceito e da arrogância desmedida.
O futebol é um esporte que tem sua própria magia e que desperta a paixão de milhares de pessoas, todavia, continua sendo um dos esportes mais democráticos do mundo. Os aficcionados pelo futebol, os verdadeiros torcedores são pessoas pacíficas que escolhem livremente o seu time de coração e respeita as cores diversas, ou seja, o direito de escolha dos outros. Cada um tem o direito sagrado de escolher a sua religião e de seguir a sua orientação sexual. O nordeste é uma das regiões mais linda do país, cujos nativos contribuíram muito para o engrandecimento do país, seja no trabalho braçal, seja nas artes, ciências e na literatura. O que seria de São Paulo sem o braço do nordestino. Como o país seria sem graça e pobre sem o talento de Castro Alves, Ruy Barbosa, Paulo Freire, Tobias Barreto, Anísio Teixeira, Caetano Veloso, Raul Seixas, Chico Anysio, Renato Aragão, Ariano Suasuna, Racquel de Queiroz, Jorge Amado, Adonias Filho, Milton Santos, João Ubaldo Ribeiro, só para citar alguns monstros sagrados. O Brasil só tem motivos para se orgulhar do nordestino. Somente as bestas feras não conseguem enxergar essa obviedade.
Diante da dor das famílias enlutadas que perderam seus entes queridos estupidamente por atos dessas feras bestiais e ferozes, impõe-se uma reflexão e atitude. Não podemos aceitar passivamente essa prática hedionda, pois amanhã a próxima vítima pode ser você ou alguém próximo , seja parente ou amigo. A proibição de  que membros de torcidas organizadas do Palmeiras e Corinthians tenham acesso aos estádios é um grande avanço, mas não resolve o problema. O legislador precisa tratar esse fenômeno com mais rigor, estabelecendo tipos criminais com penas privativas de liberdade mais longas e os considerando como crimes hediondos, pois seus autores atacam suas vítimas com crueldade e sem qualquer sentimento de misericórdia.
Alguém dirá: é a condição humana que nos faz subir as alturas dos céus, com as nossas ações, caminhando sob a luz da sensibilidade e espiritualidade, mas ao mesmo tempo, é a  mesma condição humana, que nos coloca numa situação inferior a dos animais irracionais, fazendo com que o  homem seja o maior e mais temível predador existente sob a face da terra. Mata-se o irmão impiedosamente por motivos fúteis e torpes. Enquanto a lei não chega, que possamos rezar e pedir a DEUS que a luz toque nessas almas pequenas e as desperte para o  mundo dos valores, da ética, da sensibilidade e da cidadania, a fim de que possam crescer como pessoas e assim conviver pacificamente em nossa sociedade.

Marcos Bandeira é Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, professor da UESC e membro da Academia de Letras de Itabuna.


2 comentários:

  1. Dr. Marcos
    Como leitora assídua, continuo aguardando o lançamento do seu livro de crônicas e poesias. Admiro seus posicionamentos justos e bem fundamentados diante dos acontecimentos do cotidiano atual.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcos
    Continuo aguardando o lançamento do seu livro de crônicas e poesias. Admiro seus posicionamentos justos e bem fundamentados diante dos acontecimentos do cotidiano atual.
    Sucesso, sempre!

    ResponderExcluir