segunda-feira, 15 de setembro de 2014

HOMENAGEM A POETISA CERES MARILYSE

POETISA CERES MARYLISE REBOUÇAS É HOMENAGEADA EM UBAITABA




A Academia de Letras de Itabuna (ALITA)  e o Rotary Clube de Ubaitaba promoveram no último dia 16 de agosto do corrente ano, na sede do Rotary Clube de Ubaitaba, o lançamento do livro  " Atalhos e Descaminhos" da poetisa Ceres Marylise. O evento contou com a presença de membros da Academia de Letras de Itabuna, do Rotary e de intelectuais , poetas e escritores de Ubaitaba e da Região sul da Bahia. A Academia de Letras de Itabuna estava representada pela sua presidente, Sonia Maron e pelos acadêmicos Jorge Luis Batista, Marcos Bandeira, João Otávio Macedo, Gideon Rosa, Celina Santos, Raquel Rocha, Raimunda Assis e  Ceres Marilise, que é vice-presidente da ALITA.
O evento foi marcado por apresentação de uma peça teatral inspirada em algumas poesias  da homenageada e contidas no livro " Atalho e Descaminhos", muito bem coordenado pelo acadêmico Jorge luis Batista e   que teve a participação dos atores Gideon Rosa, Raquel Rocha e Elaine Bela Vista , encantando e emocionando toda a platéia. Em seguida, o presidente do Rotary Club de Ubaitaba, Cledenor Isaac Soares, saudou a todos em nome do Rotarry e congratulou-se com a conterrânea e poetisa, Ceres Marilyse, como principal protagonista daquela noite especial, que estava apenas iniciando. A Presidente da Academia de Letras de Itabuna, Sônia Maron, falou da importância da obra literária e da sensibilidade da autora, que através de seus versos traduziu o segredo de sua própria alma. Depois, o acadêmico Marcos Bandeira exaltou os versos da poetisa e valendo-se da poesia de Olavo Bilac, externou que as metáforas da poesia de Ceres "transcendem com suavidade as coisas do nosso cotidiano, permitindo-nos  viajar nos escaninhos dos seus pensamentos mais puros para encontrar toda a sua força criadora, que de forma suave e simples nos convida a enxergar o invisível, a revelar a beleza", salientando ainda que a poetisa, com sua sensibilidade e simplicidade, contribuiu decisivamente para a consolidação da Academia de Letras de Itabuna. Também o acadêmico João Otávio exaltou as qualidades literárias da homenageada, declarando que a mesma é sua afilhada no Rotary e definiu-a como pessoa simples, sempre atuante na academia e afável ao coração de todos.
A secretária de Educação de Ubaitaba, Adélia Mendes, fez a saudação à poetisa em nome do prefeito municipal, que não pode comparecer ao evento devido a compromissos anteriormente assumidos na capital do Estado. A professora Neusa Moreno e o ex- aluno Itamar Basílio dos Santos, bastante emocionados, aproveitaram a oportunidade para parabenizar Ceres Marilyse, como professora e pessoa muito querida, que atuou em várias área no Estado da Bahia, felicitando-lhe pelo sucesso na área literária.
No final do evento foi servido um coquetel acompanhado da boa musica animada pelo cantor Roque Luy, que cantou várias músicas extraídas das poesias da homenageada, enquanto Ceres autografava os livros adquiridos pelos presentes. No final, Ceres, emocionada, na presença de todos os convidados declarou: " É gratificante e emocionante estar realizando esta noite de autógrafos e fazendo o lançamento do meu livro em minha terra, ao lado de diversos amigos, familiares, companheiros do Rotary , confrades e confreiras da ALITA, ex- alunos, colegas, sempre me apoiaram e foram peças importantes na minha vida", finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário