quarta-feira, 28 de março de 2012

LIVROS QUE LÍ E QUE RECOMENDO

LIVROS QUE LÍ E QUE RECOMENDO




Acabei de ler “ Os Caminhos de Mandela: Lições de vida, amor e coragem”, de autoria de Richard Stenger, editor –executivo da Revista Times. A obra fala de um dos últimos heróis do planeta e, que soube como poucos, utilizar a liderança para libertar o povo da África do sul do apartheid e da opressão, apesar de ter ficado privado de sua liberdade por mais de 27 anos, dos quais somente 18 anos permaneceu preso e isolado na Ilha Roobben. Mandela é um homem de 1,87m de altura e que à época em que se encontrava preso inspirava admiração de outros prisioneiros da Ilha Roobben somente em razão de sua postura e o modo como lidava com os problemas e tratava as pessoas. Vejamos o depoimento de Eddie Daniels, um dos prisioneiros da época de Mandela:

“ Essa era a beleza de Nélson. Só a maneira como andava. A maneira como se conduzia. Levantava a moral dos outros prisioneiros. Levantava a minha. Só de vê-lo andar com confiança”.

A obra é biográfica e traz grandes lições de liderança, coragem e amor. Nelson Mandela, não obstante as gritantes adversidades que encontrou pelo caminho, nunca desistiu de seus ideais. Vejamos um trecho de seu último discurso, antes de ser colocado em liberdade em 1990:

“Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”.

Esta obra eu recomendo . O livro é da editora Globo e tem 237 páginas. Boa leitura.

Lamentavelmente, depois da morte do inesquecível Chico Anísio, morreu hoje no Rio de Janeiro aos 87 anos Millor Fernandes, escritor, dramaturgo, hmorista, desenhista, poeta e jornalista. Millor se notabilizou pelo seu humor fino, utilizado, principalmente, no período da ditadura brasileira através do pasquim. A morte de Millor Fernandes, sem dúvidas, representa uma perda irreparável para a cultura brasileira. Millor, que era apaixonado pelo Fluminense, deixou esta pérola para os amantes do futebol:

“ Há os que são Flamengo doente. Eu sou Fluminense saudável”



Nenhum comentário:

Postar um comentário